sábado, 30 de maio de 2015

Controle das emoções é essencial antes de provas!



                    Controlar as emoções no dia da realização de uma prova pode ser um grande diferencial. Muitas vezes os candidatos perdem para ansiedade, medo e nervosismo. As emoções influenciam a concentração e a memória. Por isso, além de noites bem dormidas, alimentação adequada e bons estudos, o candidato deve estar calmo e confiante.

                   A ansiedade na dose certa pode ser boa e facilitadora, por trazer uma motivação para seguir adiante. Mas, se a ansiedade sufocar, bloquear, limitar ou paralisar, é preciso dominar essa emoção. Os pensamentos criam emoção correspondente, por isso, é necessário cuidado com a qualidade dos pensamentos. Preocupações, pensamentos agitados e angustiantes geram ansiedade, acalmar a mente é regra básica. O equilíbrio deve estar presente nos seus pensamentos, nas suas emoções e nas suas ações.

               Entre as técnicas e terapias que podem ajudar no controle das emoções antes de provas, estão os florais de Bach. Nos casos de ansiedade, um dos florais que pode ser indicado é o Rescue, famoso floral emergencial composto por cinco essências. Pode também ser realizada uma avaliação com um terapeuta floral para receber uma fórmula personalizada. Através de gotinhas ou balas, as essências vibracionais de flores vão agir equilibrando as emoções.

               O candidato pode também realizar sessões de reiki nos dias que antecedem a prova. As sessões de reiki serão pausas para aliviar a tensão, reforçar a confiança em si mesmo, melhorar a concentração e o foco, renovar a energia e ter mais tranquilidade. Outra terapia que pode ser usada é a aromaterapia. Através de aromatizadores e inaladores, é feita a escolha de óleos essenciais específicos para melhorar o aprendizado e trazer mais disposição durante todo o período de preparação e estudo. 

               Nos minutos que antecedem a prova, nada pode tirar o foco, o candidato deve guardar toda sua concentração para colocar tudo que estudou em prática. O melhor a fazer é silenciar, estar centrado, para que nada desestabilize emocionalmente o candidato. Fazer respirações longas e sentir a respiração e mentalizar pensamentos positivos e confiantes. No momento da realização da prova, o candidato deverá sentir segurança em seus estudos e controle de suas emoções para dar o seu melhor. 

Rúbia Iana Machado
Terapeuta Floral e Reikiana


Nenhum comentário:

Postar um comentário