quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fortes emoções...




Abrace suas emoções fortes como a raiva, o ódio, a inveja, o ressentimento e a mágoa, tudo isto faz parte de sua natureza humana.

Fortes emoções enterradas vivas ou deixadas no limbo nunca morrem, não se resolvem por si só.
Os florais de Bach, principalmente o Holly e o Willow, não nos protege dos sentimentos contrários ao amor como os citados acima (raiva, ódio e a inveja) que projetamos no outro, que dizemos que o outro sente em relação a nós, mas nos protege contra os nossos próprios sentimentos malignos.

Tais sentimentos quando enviados para o poço do esquecimento e, se lá deixados esquecidos e sem tratamento e ou reconhecimento, muito provavelmente, se transformarão em veneno letal e caustico para o corpo físico (doenças autodestrutivas, reumáticas, digestivas e os transtornos psíquicos e tantos outros).

Se faz extremamente importante dar vazão a essas emoções, assumir, abraçar o que se sente raiva, mágoa, ressentimento, pois este é você. Se alguém lhe causa dor ao lhe dizer coisas ofensivas no calor das discussões, isto faz parte da vida do ser humano, acontece com muito mais frequência do que podemos imaginar. Existe ainda o sentimento mais nocivo de todos, o ódio, em algum momento da vida o indivíduo pode estar diante de alguma situação que o leva a perceber que também sente ódio.

Ninguém está isento de sentir emoções fortes como estas, é até mais comum do que se imagina. A negação é uma conduta muito comum, pois muitos não sabem como canalizar a raiva e outros sentimentos fortes, pois temem ser julgados e criticados por expressarem o que sentem, então, o que se vê comumente são pessoas doentes no corpo físico e na alma.

É importante ressaltar que ser terapeuta floral de Bach, Aromaterapeuta, Terapeutas de qualquer categoria, Padre, Cristão, Monge ou Beata e outros não isenta ninguém de sentir emoções fortes como a raiva, a inveja, ressentimento, mágoa ou mesmo ódio, com certeza todos sentem igual ou pior, mas se escondem atrás de seus escudos profissionais ou missionários.
Jesus sentiu raiva, ficou enfurecido; Dalai Lama disse sentir raiva, fala inclusive do mal que causa no corpo a negação de emoções corrosivas, em uma ocasião recente, foi tratado com sérios problemas de distúrbios gástricos.

Tudo que realmente deve-se fazer, e, é muito recomendável seria a não prática da negação, procurar dar vazão, encontrar um forma de escoamento das fortes emoções, para que possam ser apaziguadas, neutralizadas, é importante que se possa transformar esta energia tão contrária ao amor, isto pode ocorrer quando se faz uso das terapias com os florais de Bach, com óleos essenciais, homeopatia, meditação, exercícios físicos, terapia e tantos outros meios de ajuda, tudo isto só confere cura e traz de volta a saúde para o corpo e para a alma.

Ame você e sua natureza humana de forma honesta e seja compassivo consigo mesmo, nunca atribua sentimentos que são "genuinamente" seus aos outros, isto seria desonesto com seus sentimentos, não assumí-los.

A atitude mais importante, antes de fazer uso de todos estes mecanismos de ajuda é o RECONHECIMENTO de que se sente raiva, inveja, ciúmes, ressentimento e mágoa uma vez reconhecidos deixam de ser ameaças ao nosso corpo e a nossa alma. O reconhecimento é meio caminho trilhado em direção da cura ou da transformação das energias contrárias ao AMOR.
(Vera Lucia Guedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário